Amadeus

Ontem o dia começou tarde – acordei as 15:00 haha. Mas dai tomou um rumo inesperado e acabei vendo um filme muito bom. Um menina legal que eu conheço alugou Amadeus, pra todo mundo assistir, um filme sobre Wolfgang Amadeus Mozart. Isso me lembrou da peça que estou ensaiando pro dia 06 – e que com sorte vou terminar a tempo – o Rondo Alla Turca, uma passagem conhecida como a Marcha Turca.

Mas, primeiramente, vamos falar sobre o compositor: Wolfgang Amadeus Mozart (27 January 1756 – 5 December 1791), foi um compositor do período clássico da música erudita. Foi um dos mais prolíficos em sua área, com mais de 600 obras, das quais muitas são consideradas obras-primas. Desde criança, Mozart se mostrava um prodígio, sendo habilidoso nos teclados (cravo e piano) e no violino (habilidades essas que o permitiram compor desde cedo, com 5 anos de idade). Viveu por algum tempo em Salzburg, onde foi Músico da Corte, mas acabou indo para Viena, onde viria a compor e executar muitas de suas melhores peças, dentre elas a Flauta Mágica e seu Requiem, não terminado.

Além de sua música, Mozart era conhecido por incríveis capacidades músicas, como o domínio perfeito do improvisação nos teclados, improvisações estas em que ele conseguia precisão e ritmos perfeitos. Sua memória também lhe permitia tocar algumas peças sem partitura.

Sobre a música: o Rondo Alla Turca é o último movimento da Piano Sonata No. 11 in A Major K331, sendo uma das obras mais conhecidas de Mozart. Este Allegreto tenta imitar o som das marchas militares otomanas. Interessantemente, é uma música que muitas pessoas alteraram a velocidade, desde aquela por Gleen Gould (devagar) a outra por Romuald Greiss (extremamente rápido).

Pessoalmente eu gosto muito da versão abaixo:

Em breve, vou postar uma peça para violão e possivelmente uma sonata para piano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: