Dvořák e o Romantismo Musical

Outro dia eu estava no msn, quando o De Paula ( http://cabriolastristes.wordpress.com/ ) me mandou uma música: era Piano Concert in Gm – Allegro Agitato, de Dvořák, um compositor que eu nunca tinha ouvido (dentre os tantos que ainda não ouvi hehe). A música me pegou de primeira; logo nos primeiros 10 segundos já fiquei cativado e convencido a escutar mais da música (que por sinal cerca de 19:30 minutos).

Antonín Leopold Dvořák (September 8, 1841 – May 1, 1904)

Antonín Leopold Dvořák (September 8, 1841 – May 1, 1904)

Dvořák, nascido em Nelahozeves, na atual República Checa, foi um compositor de um período das artes conhecido como romantismo – na música, caracterizado pela expansão as estruturas formais de uma composição, permitindo que essas se tornasse mais expressivas e (segundo a wikipédia) “apaixonantes”. Claramente, o amor em si não é o foco do romantismo, embora esse tema tenha sido muito usado nas composições da época (e se você observar, ainda é usado até hoje).

Embora Dvořák não tenha sido um inovador, em termos técnicos, foi um dos que mais bem utilizou as ferramentas a sua disposição em sua época, o que lhe rendeu sucesso ainda em vida. Fez performances na Inglaterra e, em 1891, foi convidado a lecionar música no Conservatório Nacional de Música de Nova York.

Antonín Leopold Dvořák faleceu de falência cardíaca, em Praga. Na época ocupava o cargo de diretor do Conservatório de Praga.

Curiosidade: até onde li, pode-se deduzir a possibilidade de que Dvořák fosse um sujeito mente aberta: certa vez pediu que Harry Burleigh, um pupilo seu, lhe mostrasse o que era conhecido como Traditional American Spirituals.

Abaixo, Piano Concert in Gm, dividido em duas partes por restrições do YouTube.

Obra recomendada: todo o bloco de Slavonic Dances, obviamente, por Dvořák.

Anúncios

One Response to Dvořák e o Romantismo Musical

  1. tejando disse:

    Putz, quero ter um cabelo igualzinho desse cara quando crescer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: